Novo programa - Jogue Limpo (Embalagens de Óleo)




Governo lança programa de recolhimento de embalagens de óleo lubrificante no Oeste




A região Oeste do Estado agora conta com o recolhimento de embalagens de óleo lubrificante do programa Jogue Limpo. Mais de 540 postos de combustíveis de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e outros 50 municípios da região passaram a integrar o programa que deverá coletar mensalmente quase 11 toneladas de embalagens.

Nesta sexta-feira (10), o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, lançou o programa em Cascavel, durante um evento que reuniu cerca de 2 mil crianças. Segundo ele, atualmente a coleta vem sendo feita em 100 municípios paranaenses - 71 municípios na Região Norte, com o trabalho centralizado em Londrina, e outros 32 em Curitiba e Região Metropolitana. “Com o lançamento do programa na região Oeste, inserimos outros 54 municípios e quase metade do Estado estará integrada ao Jogue Limpo”, destacou.

Atualmente, com as duas regionais em atuação, a média de recolhimento é de 177 mil embalagens. Com a inclusão destes novos municípios, a expectativa é, até dezembro deste ano, atingir o número de 220 mil frascos coletados.

Até o começo do próximo ano o programa irá abranger todo o Estado, de acordo com o presidente do Sindicombustíveis-PR, Roberto Fregonese. “Assim, no Paraná as embalagens deixarão de ser um fator de risco para o meio ambiente e passarão a ser material para confecção de diversos produtos. Com esta cadeia produtiva sustentável, fazemos a nossa parte”, enfatizou.

O Jogue Limpo é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com Ministério Público do Paraná, Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniência do Paraná (Sindicombustíveis-PR).

COLETA - Como nas demais cidades, será feito um controle mensal do material coletado. O trabalho será feito por empresas licenciadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para a coleta de resíduos industriais e domiciliares, que vão pesar e recolher as embalagens. Estas informações serão registradas em um ticket, emitido pela empresa, que deverá ser apresentado ao órgão ambiental para a renovação da licença do posto de combustível.

O diretor regional do Sindicombustíveis da região de Cascavel, Walter Venson, disse que os postos do município já estão preparados. “Estamos satisfeitos com a participação dos postos de diversas bandeiras que já aderiram ao programa. Para facilitar o recolhimento, estão sendo instalados tambores nos postos, para que os funcionários possam separar o material para a coleta”, comentou.

O material recolhido é destinado a empresas de reciclagem, que o transformará em novas embalagens, tubulações e mangueiras para o uso da construção civil. O reaproveitamento evitará que o material seja descartado irregularmente no meio ambiente, o que levaria cerca de 200 a 300 anos para se decompor.

CIRCUITO - No lançamento do programa em Cascavel, 2 mil alunos da rede publica de ensino participaram de uma ação educativa com um circuito que mostrou as etapas de fabricação do produto - desde a fabricação do óleo até a reciclagem das embalagens.

O que mais chamou a atenção dos estudantes foi o processo de transformação do frasco em plástico granulado para possibilitar o reaproveitamento do material. Caio Perrone, de 8 anos, se surpreendeu ao perceber que o cano que estava à sua frente já tinha sido uma embalagem. “Vou contar para todo mundo o que pode ser feito com a embalagem e que é importante para a natureza a gente reciclar tudo que puder”, contou o aluno da 2a série.

Para professora Arlene Salvatti, atividades como esta complementam o trabalho de educação ambiental feito em sala de aula. “A teoria é fundamental, mas são os exemplos práticos que realmente convencem as crianças”, afirmou.

Ela ainda comentou que não foram só os alunos que aprenderam coisas novas. “Eu não sabia que a embalagem de óleo lubrificante podia ser entregue ao posto. Eu sempre separava em casa, junto com outros plásticos. Mas a partir de agora não farei mais isso, irei ao posto, que dará a destinação adequada”, disse.

Para conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem, o programa Desperdício Zero, da Secretaria do Meio Ambiente, distribuiu materiais como o Passatempo, uma revistinha feita com papel reciclado que traz atividades como palavras cruzadas e jogo dos sete erros abordando a separação dos resíduos.

“Cada escola que participou do evento também levou para sua biblioteca um exemplar da “Versão Verde”, uma compilação com mais de 500 páginas com informações sobre o reaproveitamento dos mais diversos materiais’, ressaltou o coordenador do Desperdício Zero, Laerty Dudas.

0 comentários:

Nossos Banners;



Nossos Banners;

O que você procura ?



Comentários recentes